Jornal Vozes da Pedra Branca é apresentado para os territórios.
- Vozes da Pedra Branca
- 7 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
A iniciativa de comunicação popular tem o objetivo de dar visibilidade e agregar instituições e experiências de base comunitária do Maciço da Pedra Branca, a maior floresta urbana do mundo.
No dia 16/01/2023, ocorreu a reunião do coletivo de gestão do projeto ARÁ. O projeto tem o objetivo de fortalecer processos relacionados à agroecologia e promoção da saúde em sete bairros localizados na zona de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca. A equipe do projeto é formada por técnicos e sete jovens bolsistas moradores dos bairros(Campo Grande, Guaratiba, Rio da Prata, Camorim, Pau da Fome, Colônia e Vargem Grande) onde o projeto é executado.
A reunião ocorreu no casarão de Campo Grande, local conhecido pela resistência na luta pela agroecologia e pelos agricultores da zona oeste do estado do Rio de Janeiro, e onde acontecem feiras semanais há mais de 23 anos.
Nesse dia foi apresentado para os representantes dos territórios envolvidos o jornal intitulado Vozes da Pedra Branca, iniciativa da juventude do ARÁ, que surgiu a partir da necessidade de promover uma comunicação mais ampla e coletiva acerca das notícias, demandas, histórias e pesquisas sobre o Parque Estadual da Pedra Branca.

Apresentação do Jornal comunitário para sete vertentes do Parque Estadual da Pedra Branca
Durante a reunião foi apresentado e refletido com o coletivo o formato do jornal, os temas que serão abordados, o tipo de linguagem utilizada e os próximos passos para as ideias saírem do imaginário e ir pra prática. Optamos por um formato que abrange tanto aqueles que estão mais conectados quanto os que têm menos habilidade e acesso à Internet, com uma edição online atualizada semanalmente e uma edição impressa trimestral.
“A ideia no final é conseguirmos conectar, compartilhar e gerar maior identificação cultural de forma que haja o reconhecimento e valorização da nossa própria história, sobre nosso passado, nosso presente e como isso afeta nossa luta por um futuro melhor. Tendo como foco principal a comunicação leve, porém combativa em relação às injustiças sociais e ambientais que ocorrem nos territórios.”
Henrique Moreira(Vargem Grande)
Nosso sonho é construir juntxs um legado que atravesse gerações e que possa impactar a vida das pessoas a partir da construção coletiva de um jornal comunitário para o compartilhamento de saberes locais, curiosidades, agendas territoriais, denúncias, receitas, iniciativas de economia solidária, trabalhos científicos, educação popular e cultura local. Para mais informações, acesse o site: www.vozesdapedrabranca.com Instagram: @vozesdapedrabranca Contato: vozesdapedrabranca@gmail.com
Maravilhosa iniciativa, pessoal! Viva!