top of page

Crescimento desordenado X Animais Silvestres: uma batalha pela sobrevivência

O crescimento desordenado na zona oeste do Rio de Janeiro provoca aumento do registro de animais silvestres em áreas urbanas.


O avanço das construções irregulares na floresta da Pedra Branca tem sido uma ocorrência frequente na zona oeste do Rio de Janeiro, promovendo desequilíbrios ambientais na região, como o aumento no número de registros de animais silvestres em áreas urbanas, como residências, vias públicas e comércios locais próximos ao parque.


No entanto, o aparecimento desses animais silvestres trazem malefícios tanto para a fauna local quanto para os moradores da região. O contato entre animais silvestres e domésticos é prejudicial, já que pode promover a transmissão de doenças. Além disso, o contato entre os animais silvestres e seres humanos pode ser um risco para a vida de ambos, dependendo da espécie envolvida.


Recentemente, espécies como jiboias, jararacas, cobras-cipó, Teiús, pererecas, rãs, sapos, ouriços, gambás e tatus, que não são comuns em áreas urbanas, são avistadas com frequência. Um dos grandes riscos para a fauna local são os animais domésticos, que muitas vezes acabam matando os animais silvestres instintivamente. Outras vezes, pessoas matam animais silvestres por acidente, por desconhecimento do manuseio, medo e desentendimento sobre o perigo real representado pelo bicho, ou até mesmo por maldade.



Jararaca-da-Mata (Bothrops jararaca)

ree

Jararaca em área residencial no bairro do Camorim


Na região do Camorim, a situação tem se tornado ainda mais crítica, com a construção de edificações em áreas de proteção ambiental e o desmatamento da serra, fazendo com que os animais silvestres procurem abrigo e alimentos em residências e estabelecimentos comerciais. A falta de fiscalização dessas construções e o desmatamento da região, tornam a situação ainda mais perigosa, favorecendo a ocorrência de desastres ambientais como os deslizamentos de terra, principalmente nas fortes chuvas de verão.


ree

Imagem de satélite que demonstra o desmatamento para construção irregular dentro dos limites do parque no bairro do Camorim. Fonte: Google Maps



É importante que as autoridades competentes tomem medidas para combater o crescimento urbano desordenado e a construção irregular em áreas de preservação ambiental, afim de evitar os desequilíbrios ecológicos e problemas de saúde pública na região como os aqui descritos e outros que podemos ver.


Se você encontrar um animal silvestre na rua, não se assuste, nem tome atitudes sem o auxílio de pessoas capacitadas para o manuseio do animal. Não permita que seu animal doméstico ataque um animal silvestre, evite o contato entre eles, prevenindo também seu pet de ataques indesejados. Fique de olho e busque informações sobre sua região!


  • Resgate de animais silvestres: www.1746.rio / telefone: 1746

  • Denuncie construções irregulares na cidade do Rio de Janeiro: (21)98909-1746

  • Para denunciar construções irregulares dentro de parques estaduais, você pode seguir estas orientações:


  1. Identifique a administração do parque: Para fazer a denúncia, é necessário saber quem é o responsável pelo parque estadual. Você pode encontrar essa informação no site oficial do parque ou entrar em contato com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

  2. Registre a denúncia: Entre em contato com a administração do parque e relate a construção irregular que você encontrou. É importante informar o local exato, a data e hora da ocorrência, e qualquer outra informação relevante.

  3. Reúna evidências: Para comprovar a irregularidade da construção, é importante reunir evidências, como fotos, vídeos e documentos que possam ajudar na denúncia. Lembre-se de não se colocar em situações de risco ao coletar as evidências.

  4. Faça a denúncia aos órgãos competentes: Além de informar a administração do parque, é importante fazer a denúncia aos órgãos competentes, como a Secretaria do Meio Ambiente e o Ministério Público. Eles têm o poder de fiscalizar e tomar medidas legais contra construções irregulares.

  5. Mantenha-se atualizado sobre o andamento da denúncia: Acompanhe o andamento da denúncia e mantenha-se informado sobre as medidas que serão tomadas para coibir a construção irregular no parque.


Para mais informações e realização de denúncias online, acesse o site: http://www.inea.rj.gov.br/ouvidoria/ ou ligue (21)2334-5974


Lembre-se de que denunciar construções irregulares é importante para preservar o meio ambiente e garantir a proteção do patrimônio natural dos parques estaduais.

留言


bottom of page